A futura primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, responsável pelos preparativos de comemoração da posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 1º de janeiro, afirmou nesta quarta-feira (7/12) que os 21 tiros de canhão, tradição nas posses presidenciais, deverão ser substituídos para evitar danos a autistas sensíveis a barulhos e também a animais de estimação. Janja relatou ter se reunido com instituições da causa autista e do GT de Meio Ambiente.

“A coordenadoria [da posse] vai atender essa demanda da sociedade civil. Estamos atendendo a pessoas que têm perturbação com barulhos excessivos. Achei importante chamar essas instituições para fazer essa conversa porque foi uma demanda que, durante a campanha presidencial, muitos pais de autistas conversaram comigo e com o presidente Lula. Hoje, a gente teve uma demanda que foi a questão dos barulhos que a gente possa produzir na posse e que possam perturbar pessoa com deficiência, especificamente fogos de artifício e a salva de tiros de canhão programada para a posse, que sempre acontece”, relatou.

“Achamos a demanda importante e tem uma demanda do GT de Meio Ambiente que trata de animais para atentar para a produção de ruídos. Vamos conversar com o cerimonial do Senado e ver essa questão”, completou a socióloga. “A salva de canhão a gente vai analisar e talvez substituir por algo que contemple o que a salva de tira significa. São 21 tiros de canhão que estão no protocolo inicial da posse. A gente vai conversar. Eu já tive algumas ideias e vamos ver como podemos fazer isso.”

Caso haja queima de fogos de artifício, os artefatos também devem vir sem ruídos, emendou.

Fonte: Correio Braziliense

Categories:

Tags:

Ceci Protetora

Candidata a vereadora pelo partido Progressista.

Vote 11.456

Eleicao 2020 Cecilia Meireles Ferreira Vereador • CNPJ: 39.025.241/0001-20 • Montes Claros/MG