É com satisfação que venho compartilhar mais uma conquista: o Parcão! Espaço que em breve será inaugurado onde funcionava o antigo zoológico e proporcionará lazer e interação dos pets entre si e entre os tutores de nossa cidade.

Começamos colher os frutos do meu incansável trabalho no legislativo municipal e do compromisso e empenho inabalável que tenho com a causa animal.

Consegui incluir nas leis orçamentárias municipais, uma dotação especial para a proteção e promoção do bem-estar animal, que passaram a permitir o custeio público de ações voltadas a tal fim, inclusive a revitalização de parques e também do antigo zoológico da cidade. O Parcão é, assim, um dos resultados desse esforço.

No entanto, não podemos parar por aqui! Pretendo estender esse modelo de espaço pet em todas as praças e locais de lazer públicos de nossa cidade, os quais denomino de “Pet Place”, conforme requerimento protocolado.

No entanto, é importante ressaltar que o Parcão e os Pet Places, embora sejam um passo importante na causa, não atendem a todas as demandas dos animais.

Solicitei ainda que considere a importância de utilizar o Parcão também como um local estratégico para a implementação de outras políticas públicas à causa animal, tais como a realização de eventos de conscientização; treinamentos para tutores de animais; cessão do local de forma regular e menos burocrática às ONGs e protetores de animais para a realização de eventos, feiras de adoção e afins. Desta forma, iremos maximizar o impacto positivo do Parque e torná-lo um verdadeiro local de apoio à proteção animal em nossa cidade.

Embora eu esteja muito contente a implantação de tal espaço em nosso município, confesso também com sentimento parcial de frustração, pois dentre os diversos requerimentos, propostas e cobranças de relacionadas à proteção e bem-estar animal que levei ao Executivo, a implantação do Parcão, infelizmente, sob uma perspectiva resolutiva e frente às demais proposições, parece ser a que traz a menor efetividade no que diz respeito às soluções para os problemas cotidianamente sofridos pelos animais, os quais são enfrentados pelos protetores independentes e organizações civis, que com seu empenho e trabalho, na maioria esmagadora das vezes, não remunerado, acabam por executar ações que são de responsabilidade do Poder Público, mesmo que em desfavor de sua própria vida financeira e saúde mental.

Ressalto assim ser essencial que o Poder Executivo entenda que, numa escala de prioridades, para enfrentar os problemas locais relacionados a questão animal, existem demandas que são mais urgentes e que se trabalhadas, causariam um impacto positivo ainda maior.

Nesse sentido, o ideal seria que o Executivo implementasse políticas públicas mais abrangentes e eficazes para abordar de forma completa e sólida os problemas relacionadas à proteção e bem estar animal, além do simples espaço de lazer, tais como:

  • a ampliação da castração,
  • a criação de abrigos para animais vítimas de maus-tratos e abandonados,
  • a disponibilização de atendimento veterinário gratuito para os animais domésticos da população local, via PSF;
  • a substituição gradativa da tração animal, entre outras.

Essas são diretrizes mais eficazes e que ainda exigem nossa atenção, estudo e empenho e principalmente ação e boa vontade efetivas do Poder Executivo para sua implantação.

Assim, convido todos a se unirem a mim nessa luta que tomei como minha missão, de tornar nossa cidade um exemplo de respeito e cuidado com os animais.

Acredito firmemente que nossa sociedade é medida pelo tratamento que dispensamos aos seres mais vulneráveis ​​e indefesos, e nossos animais merecem todo nosso respeito e cuidado.

O Parcão é um passo na direção certa, mas nossa missão é garantir que todas as necessidades dos animais sejam atendidas de forma completa e abrangente.

Categories:

Tags:

Ceci Protetora

Candidata a vereadora pelo partido Progressista.

Vote 11.456

Eleicao 2020 Cecilia Meireles Ferreira Vereador • CNPJ: 39.025.241/0001-20 • Montes Claros/MG