A Prefeitura de Montes Claros publicou em seu site uma matéria sobre o novo Curral Municipal que é um verdadeiro disparate.

Estão propagandeando um local bem equipado, de respeito e responsabilidade com os animais, mas nem de longe reflete a triste realidade dos animais recolhidos ao curral municipal.

O que pude constatar nas minhas diversas visitas a este local, é a sua absoluta precariedade, assim como o tratamento que é dado aos animais.

Para quem não sabe, uma das principais funções do curral é recolher os animais de grande porte soltos em vias públicas para prevenir a ocorrência de acidentes de trânsito.

Mas questiono: quais as iniciativas municipais voltadas ao verdadeiro bem estar dos animais?

O que já pude presenciar e até mesmo, em algumas ocasiões, ajudar com minhas próprias mãos, é o quanto o recolhimento e transporte desses animais é precário, e não raras as vezes acabam por ferir ou agravar o seu quadro clínico.

E como se não bastasse a sofrível estadia de muitos desses animais no curral, acabam, na maioria dos casos, retornando para as mãos daqueles que não garantem sequer um local, alimentação e cuidados adequados mínimos. Estes animais têm sua força de trabalho explorada para o sustento dessas pessoas, tal qual uma situação de escravidão.

O ideal é que o curral nem sequer existisse, mas já que existe, deveria se preocupar em assegurar um tratamento digno a todos os animais que lá estão.

Falha duplamente o poder público. Primeiro porque não desenvolve políticas públicas para livrar os animais de sua exploração indiscriminada. Segundo, porque falha em não oferecer melhores oportunidades e condições às pessoas que sobrevivem dessa atividade.

Categories:

Ceci Protetora

Candidata a vereadora pelo partido Progressista.

Vote 11.456

Eleicao 2020 Cecilia Meireles Ferreira Vereador • CNPJ: 39.025.241/0001-20 • Montes Claros/MG