Um meio ambiente seguro, limpo, saudável e sustentável é um direito fundamental de todas as pessoas e incumbe ao Poder Público assegurar a sua efetividade.

Falo isso, porque quero expor mais uma situação lamentável que está acontecendo em nossa cidade e cobrar esse mandamento constitucional. Veja só a situação dessa área de preservação ambiental: parece mais um lixão!

Virou um local de descarte de todo tipo de resíduo: sacolas plásticas, garrafas, embalagens, podas de árvores, animais mortos, resíduos de construção civil, dentre outros espalhados pelo chão.

Também é possível observar que existem pontos de queimadas no local.

Essas cenas podem ser vistas ao longo de toda rua que segue a reserva Guimarães Rosa, situada no bairro Ibituruna e, pasmem – logo atrás da Secretaria de Meio Ambiente!

As fotos enviadas pelos moradores da região mostram que esse é um problema antigo e, apesar das várias queixas e alertas feitos, a situação continua ignorada pela administração pública. Ou seja, o tempo passa, mas a situação não muda.

Não é possível admitir que isso está acontecendo, literalmente, debaixo do nariz do secretário, e nada está sendo feito!

O lixo jogado em locais inapropriados não apenas degrada a nossa paisagem, mas também coloca em risco a saúde pública e o meio ambiente que tanto prezamos.

No ano passado eu solicitei, via requerimento, que todo cidadão pudesse descartar entulhos nos CASCOS do Município, porque muitas vezes fica caro pagar pelo serviço de transporte para um volume baixo de resíduos.

Solicitei ainda, disponibilizar caçambas para descarte de inservíveis em bairros estratégicos, também como forma de combate ao mosquito Aedes Aegypt.

Já solicitei até o recebimento de animais mortos, de pessoas de baixa renda, para o CCZ dar a destinação correta.

Essas medidas simples, se adotadas, poderiam contribuir para frear a crescente e alarmante quantidade de lixo que está sendo descartada de forma inadequada em nossos espaços urbanos.

Mas, infelizmente, nenhum desses pedidos foram atendidos.

Por isso, hoje entro com um requerimento solicitando, além da limpeza do local, para que medidas eficazes sejam tomadas para enfrentar essa questão.

É nosso dever cuidar da nossa cidade e deixar um legado sustentável para as futuras gerações. Juntos, podemos construir uma cidade mais limpa, saudável e sustentável para todos.

Categories:

Ceci Protetora

Candidata a vereadora pelo partido Progressista.

Vote 11.456

Eleicao 2020 Cecilia Meireles Ferreira Vereador • CNPJ: 39.025.241/0001-20 • Montes Claros/MG