Quando olhamos para as Festas de Agosto, um evento que se mantém vivo por quase dois séculos, enxergamos mais do que uma simples celebração. Estamos diante de uma manifestação que nos conecta com nossa história, nossas crenças e nossa identidade e que são um exemplo de como a cultura e a iniciativa populares podem resistir ao tempo, às dificuldades e impactar positivamente nossa sociedade, apesar da falta de apoio e incentivo do Poder público.

Somos chamados da “cidade da arte e da cultura”, mas lhes pergunto: o que o município tem feito por nossos fazedores culturais? A bem da verdade, muito pouco ou quase nada!

Como representante deste povo incrível, é meu dever enfatizar a importância da preservação e apoio à nossa rica herança cultural, que tanto nos une e define como comunidade.

Por esta razão que também levanto minha voz hoje nesta tribuna com um sentimento de urgência e esperança, pois entendo que este é um momento crucial ao favorecimento da perpetuação e desenvolvimento da cultura, em razão dos vultuosos incentivos federais de mais de 3 milhões de reais, advindos da Lei Paulo Gustavo.

Com o incentivo financeiro proporcionado por essa lei, temos a oportunidade de investir em projetos e iniciativas ​​que celebram a nossa cultura, fortaleçam nossas raízes e também abram portas para o desenvolvimento e aprimoramento deste setor, bem como o da educação e também do turismo.

Nós, enquanto agentes públicos, temos o dever de assegurar que os recursos dessa lei sejam aplicados de maneira eficiente e transparente em nossa cidade.

Nesse contexto, gostaria de fortalecer meu último requerimento: a contratação de Comissão de Seleção, composta por avaliadores com expertise na área cultural e de fora do município, para análise e julgamento dos projetos concorrentes nos Chamamentos públicos Municipais vinculados a Lei Paulo Gustavo.

Com tal contratação, garantiremos que o apoio financeiro seja dirigido a iniciativas que verdadeiramente promovam o desenvolvimento, aprimoramento técnico e valorização de nossa diversidade cultural. Possibilitaremos um processo mais transparente, justo e competitivo aos concorrentes e resultados livres de eventuais questionamentos acerca de contemplações baseadas em interesses eleitoreiros.

Nossa cidade tem um potencial cultural extraordinário, e é nosso dever fornecer as condições necessárias para que esse potencial floresça e se torne um legado duradouro.

O investimento na cultura é um investimento no futuro, na educação, no turismo e, acima de tudo, na alma de nossa comunidade.

Agradeço a atenção de todos e convoco cada um dos senhores e senhoras, representantes do povo, para que possamos trabalhar juntos em prol da cultura em Montes Claros.

Categories:

Tags:

Ceci Protetora

Candidata a vereadora pelo partido Progressista.

Vote 11.456

Eleicao 2020 Cecilia Meireles Ferreira Vereador • CNPJ: 39.025.241/0001-20 • Montes Claros/MG