Hoje quero falar sobre a excelente notícia de que o Ministério da Saúde ampliou as equipes multiprofissionais da Atenção Primária à Saúde e incluiu, entre outros, o médico veterinário. É um grande avanço para a saúde pública, já que esse profissional desempenha papel essencial no conceito de “saúde única”.

Desde 2021 tenho provocado diversas reuniões entre a Secretaria de Saúde e A Funorte, com essa proposta de incluir os acadêmicos do curso de Veterinária nas equipes de saúde do município. Inclusão que poderia ter colocado Montes Claros, mais uma vez, na vanguarda de ações para bem estar-animal, além da saúde pública.

Digo mais uma vez porque, em 2013, foi aprovado nessa casa legislativa uma lei que dispõe sobre a proibição da eliminação de cães e gatos pelos órgãos de controle de zoonoses, e só em 2021 o assunto se tornou lei federal.

Mas esse tempo de pioneirismo parece ter ficado para trás. O que dizer, então, sobre as ideias e conceitos novos ou outras questões progressistas? Nem entram mais para o debate!

Infelizmente, esse movimento conservador – para não dizer reacionário, nos faz parar no tempo! Assim como estão parados, engavetados, os Projetos de Lei que protocolei sobre alguns temas sensíveis, como a proibição de fogos de artifício barulhentos e os em prol da comunidade LGBTQIAP+.

Categories:

Ceci Protetora

Candidata a vereadora pelo partido Progressista.

Vote 11.456

Eleicao 2020 Cecilia Meireles Ferreira Vereador • CNPJ: 39.025.241/0001-20 • Montes Claros/MG