Raio-x mostra a relevância dessa área, que emprega mais de 6 milhões de trabalhadores – 6% do total – para a economia brasileira.

Um estudo divulgado nesta quinta-feira (23) mostra: o terceiro setor tem grande relevância para a economia brasileira, com participação de 4,27% no PIB brasileiro, bem próximo do setor agrícola – 4,57% – e mais que o dobro do setor de fabricação de automóveis – 1,73% -, por exemplo.

A área, formada por organizações de iniciativa privada sem fins lucrativos que prestam serviços para sociedade por meio da educação, saúde e atividades artísticas, emprega 6 milhões de trabalhadores, o equivalente a 6% do total de postos de trabalho do país.

“A imagem que vem na cabeça das pessoas quando a gente fala de terceiro setor é uma ONG pequenininha, eventualmente na comunidade, cheia de voluntários, pessoas muito bem intencionadas fazendo algum trabalho na ponta. Na verdade, terceiro é um conjunto grande de organizações, mais de 800 mil organizações no Brasil inteiro, de vários tamanhos, vários tipos, várias causas”, ressalta Leonardo Letelier, fundador da Sitawi Finanças do Bem.

“A gente sabe da importância do terceiro setor no lado social e, ao saber da importância dele do lado econômico, a gente tem condições de promover o crescimento desse setor. De que forma a gente pode incentivar ainda mais o crescimento desse setor de modo a crescer o país como um todo”, destaca o economista Ademir Rocha.

Reportagem: Jornal Hoje

Categories:

Tags:

Ceci Protetora

Candidata a vereadora pelo partido Progressista.

Vote 11.456

Eleicao 2020 Cecilia Meireles Ferreira Vereador • CNPJ: 39.025.241/0001-20 • Montes Claros/MG