A Prefeitura de Montes Claros detectou o vírus da raiva em um morcego encontrado no bairro Alcides Rabelo, região Norte de Montes Claros. Para combater a proliferação da doença em animais, o Centro de Zoonoses está promovendo a vacinação antirrábica em cães e gatos no local.

A ação começou nesta segunda (26) e segue até sexta (30). A Prefeitura convoca todos os tutores de que ainda não vacinaram seus animais este ano para levá-los para receber a imunização no Posto de Saúde do Alcides Rabelo, que fica na rua Geovane Fagundes de Souza, nº 199. O horário de vacinação é das 7h30 às 16h.

O que é a raiva?

A raiva é uma doença transmitida de animais para o homem, causada por um vírus. Os seres humanos são infectados pela raiva ao entrarem em contato com a saliva de animais infectados. Essa transmissão ocorre, principalmente, por causa das mordidas dos animais, mas podem acontecer em caso de arranhões ou até lambidas.

O que é raiva humana?

A raiva é uma doença causada pelo vírus Lyssavirus, da família Rhabdoviridae. Quase 100% dos pacientes contaminados vão a óbito. O vírus causador da doença acomete o sistema nervoso central do infectado, ocasionando uma encefalite (inflamação no cérebro que causa inchaço) que geralmente evolui rapidamente.

Em caso de possível exposição ao vírus da raiva, é imprescindível a limpeza do ferimento com água corrente e sabão. A pessoa infectada pela raiva precisa procurar atendimento médico para tomar a vacina e soro logo após o incidente. A vacina não tem contraindicação.

Não são só os cachorros que transmitem a raiva. Qualquer mamífero pode transmitir a doença: gato, vaca, cavalo, coelho, morcego.

Como é transmitida?

A raiva é transmitida pela saliva de animais infectados. A transmissão ocorre, principalmente, por causa das mordidas dos animais, mas podem acontecer em caso de arranhões ou até lambidas. O período de incubação do vírus varia entre as espécies.

Esse período está relacionado à localização, extensão e profundidade da ferida ou tipo de contato. Em cães e gatos, a eliminação de vírus pela saliva ocorre de dois a cinco dias antes do aparecimento de sinais clínicos. A morte do animal acontece entre cinco e sete dias após a apresentação dos sintomas.

“Existem alguns locais que a doença pode evoluir de uma forma mais grave e mais rapidamente. São as regiões mais próximas do sistema nervoso central (ombro, pescoço, rosto) e uma mordedura nas extremidades, porque são enervadas. Essas situações precisam de cuidados e atenção maior”, explica a coordenadora da UTI de doenças infecciosas do Hospital Universitário Oswaldo Cruz, da Universidade de Pernambuco, Ana Flávia Campos.

Quais os sintomas da raiva?

Os sintomas da raiva podem não aparecer na hora. O mais comum é demorar entre um a três meses, mas não é uma regra. De acordo com Ana Flávia Campos, em algumas pessoas os sintomas podem se manifestar em até um ano. “Quando o vírus penetra, ele vai caminhando pelo sistema nervoso periférico até o sistema nervoso central. Por razões ainda desconhecidas, essa replicação ao longo do sistema nervoso periférico é bem lenta. É isso que justifica um período de incubação tão extenso”.

Fonte: G1 Grande Minas

Categories:

Ceci Protetora

Candidata a vereadora pelo partido Progressista.

Vote 11.456

Eleicao 2020 Cecilia Meireles Ferreira Vereador • CNPJ: 39.025.241/0001-20 • Montes Claros/MG