No último domingo foi o Dia do Trabalhador, mas, infelizmente, muitos trabalhadores não tiveram o que comemorar. Especialmente os profissionais da educação do nosso município.

Sendo a educação um pilar tão importante para uma Nação, acredito que a transformação da sociedade só vai acontecer a partir dela. E nós precisamos trabalhar constantemente para garantir uma educação de qualidade em todos os aspectos. Mas não tem como ter uma educação forte e de qualidade sem a valorização dos profissionais da educação!

Por isso, todo meu respeito e apoio à luta de vocês! Aliás, ser professor é uma constante luta, né Iara? Não apenas pelo aprendizado de seus alunos, mas por direitos básicos, que vão das condições de trabalho ao salário digno no final do mês.

Então, a luta continua: “Prefeito, por favor, pague o piso!”

Quero falar também sobre um outro grande problema que estamos enfrentando. Desde o ano passado venho apontando e solicitando sobre a necessidade de contratar mais Agentes de Combate a Endemias para o município. Embora a prefeitura tenha anunciado seleção de agentes para abrir mais vagas para o cargo, infelizmente, parece que precisamos chegar numa situação crítica para que algumas atitudes sejam tomadas.

Entra ano e sai ano, a situação só piora! O último LIRAa, realizado em janeiro, apurou um índice de infestação predial 14 vezes maior do que o limite aceitável, segundo os critérios do Ministério da Saúde. O número é preocupante e deve acender o alerta em toda a população, ainda mais quando consideramos que mais de 97% dos focos foram encontrados em residências.

Existe uma lei aqui no município, de 2009 (4.182/2009), que dispõe sobre medidas de prevenção contra a dengue, inclusive com aplicação de multas administrativas. A lei é clara ao obrigar que as pessoas mantenham suas propriedades e domicílios limpos, bem como devem evitar quaisquer outras condições que propiciem a presença e a proliferação do mosquito Aedes aegypti, ou de qualquer outro gênero e espécie que seja transmissora de moléstias ao ser humano.

Mas porque isso não está acontecendo? Porque o município não faz essa fiscalização e não cobra essas multas? Sabemos que, infelizmente, muitas pessoas só mudam o comportamento quando aperta no bolso, não é verdade?

Precisamos adotar medidas mais rigorosas para o controle do mosquito para evitar que uma epidemia possa tomar conta da cidade. E cada um de nós tem que se movimentar neste sentido.

Por esse motivo, entrei com um requerimento solicitando ao executivo que disponibilize caçambas de lixo em pontos estratégicos nos bairros com maiores índices de transmissão dessas arboviroses, para contribuir para o recolhimento de materiais inservíveis que podem servir como criadouros do mosquito. Além disso, requisitei também que mais ações do Dia D, para o combate ao Aedes aegypti, sejam realizadas.

E, para finalizar, quero convida-los para a audiência pública que estou propondo para debater sobre o que o município tem feito para o efetivo cumprimento da de maus-tratos aos animais. Será amanhã, às 19h. Conto com o apoio e a presença de todos vocês!

Categories:

Tags:

Ceci Protetora

Candidata a vereadora pelo partido Progressista.

Vote 11.456

Eleicao 2020 Cecilia Meireles Ferreira Vereador • CNPJ: 39.025.241/0001-20 • Montes Claros/MG