Setembro é conhecido como o mês de prevenção ao suicídio, por meio da campanha Setembro Amarelo. O suicídio está entre as vinte principais causas de morte em todo o mundo e atinge, em média, 800 mil pessoas anualmente.

Apesar de ser um grave problema público, é possível evitá-lo. É necessário estar sempre atento aos sinais que as pessoas próximas demonstram – como mudanças de comportamento, pensamentos negativos, isolamento, abandono de atividades. A depressão, que muitas vezes acaba em suicídio, pode ser tratada – e os animais domésticos podem desempenhar papéis muito importantes nisso.

Estudos também descobriram que donos de cães são menos propensos a sofrer de depressão do que aqueles sem animais de estimação. Pensamentos suicidas também podem ser amenizados com a convivência com os pets.

A companhia de um animal de estimação também pode aliviar a solidão, e a maioria dos cães é um grande estímulo para o exercício saudável, o que pode melhorar substancialmente o humor e aliviar a depressão.

PROCURE AJUDA – Se você pensa em tirar a própria a vida ou conhece alguém que dá indícios de que possa cometer suicídio, saiba que especialistas afirmam que o mais importante é que as pessoas não fiquem com este sentimento somente para si. É preciso conversar, buscar ajuda e orientar aqueles que demonstram o desejo de se matar para que procurem atendimento na rede de saúde e também pode entrar em contato com o Centro de Valorização da Vida (CVV), que atua na prevenção do suicídio. Os atendimentos são realizados por meio da linha gratuita 188, “chats” pela internet (www.cvv.org.br), correspondências e e-mail.

Categories:

Tags:

Ceci Protetora

Candidata a vereadora pelo partido Progressista.

Vote 11.456

Eleicao 2020 Cecilia Meireles Ferreira Vereador • CNPJ: 39.025.241/0001-20 • Montes Claros/MG