Há muitos anos os surtos e epidemias da dengue acontecem aqui em Montes Claros e nós não conseguimos erradicar esse problema. Não temos vacinas, nem tratamentos específicos para arboviroses. Então a principal forma de prevenção é evitar a proliferação do mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya, Zika e Febre Amarela.

Os agentes de endemias têm, de forma incansável, visitado imóveis por toda a cidade, mas em alguns lugares a situação não muda, sempre há focos do mosquito.

Por isso, além de intensificar as ações da força-tarefa de recolhimento de lixos e entulhos e de orientação, é preciso realizar visitas de fiscalização em imóveis com focos reincidentes.

Mais do que isso, as equipes precisam multar os proprietários de imóveis que já foram notificados, alguns por diversas vezes, mas que não tomaram as devidas providências para acabar com os criadouros.

Ou seja, são pessoas que estão contribuindo para a proliferação do mosquito e do aumento do número de casos de Dengue e Chikungunya em nossa cidade. Tem gente morrendo por causa disso e essas pessoas precisam ser penalizadas!

Importante destacar que nós já temos legislação municipal que dispõe sobre essas medidas, que são a Lei 4.182/2009 e o Decreto 3.360/2015.

Por isso entrei com requerimento hoje, solicitando que sejam aplicadas as multas e demais penalidades previstas, bem como o processo administrativo, para toda e qualquer pessoa, física ou jurídica, que dificultar os trabalhos de combate ao mosquito Aedes aegypti e demais vetores.

Tenho convicção que a maioria da população vai apoiar e se beneficiar com essa medida, já que infelizmente muitas pessoas estão sofrendo com a irresponsabilidade daqueles que estão deixando de fazer o seu dever de casa. E quem não quiser ser multado, é só fazer o controle do vetor!

Também não podemos mais conviver com abandono de lotes e espaços públicos que não tem nenhuma fiscalização. Na semana passada recebi o relato de uma seguidora que pegou Chikungunha, assim como vários outros familiares por estarem no entorno do cemitério: a mãe que trabalha lá, o tio que mora próximo, o esposo que trabalha na redondeza…

Somente a orientação e as vistorias das residências parecem não surgir mais efeito, então precisamos agir de forma mais rigorosa contra o Aedes aegypti. Mas é importante que todos os lugares sejam fiscalizados!

Categories:

Ceci Protetora

Candidata a vereadora pelo partido Progressista.

Vote 11.456

Eleicao 2020 Cecilia Meireles Ferreira Vereador • CNPJ: 39.025.241/0001-20 • Montes Claros/MG