É sempre uma alegria retornar aos trabalhos depois desse breve recesso parlamentar.

Quero parabenizar TODOS os Protetores de Animais de Montes Claros pelo seu dia, celebrado em 17 de janeiro. Essa data foi incluída no calendário oficial do município, por uma lei de minha autoria, para reconhecer o importante trabalho realizado por essas pessoas.

Os meses de dezembro e janeiro são uns dos mais desafiadores para nós, protetores, porque nesse período de férias e festas de fim de ano, é quando mais se abandonam animais nas ruas.

E por isso mesmo, propus a criação da campanha “Dezembro Verde”, para promover durante esse mês o combate aos maus-tratos e ao abandono de animais, incentivar a adoção e a guarda responsável.

Embora o projeto também tenha virado lei, infelizmente, nenhuma ação foi realizada pelo município, nem mesmo uma publicação sequer nas redes sociais da prefeitura.

Enquanto isso, adivinha com quem fica todo o ônus da desinformação, da falta de conscientização e de políticas públicas? Nós, protetores, é claro!

Porque, diferentemente de outras áreas, não existe NADA para dar suporte aos animais no município. NADA!

Nenhum vereador é chamado para resgatar uma criança perdida, abandonada ou em situação de maus-tratos. Mas eu sempre sou cobrada quando é para um animal nessa situação.

Quando algum crime contra pessoas acontece, chamam a polícia. Mas até quando o crime é contra um animal, as pessoas – e muitas vezes até a polícia – vão atrás de um protetor!

Por isso, e mais uma vez, PARABÉNS e OBRIGADA a todos os protetores por seu trabalho! Montes Claros estaria numa situação muito pior se não fossem por vocês.

Também como reconhecimento a esse trabalho, destinei mais de 460 mil reais das minhas Emendas Impositivas para as entidades de Proteção animal e quase 200 mil para o projeto de educação Trilha da Leitura – Meu Amigo Pet.

Apesar da falta de políticas públicas eficazes pelo município, 2022 foi um ano histórico para o manejo populacional de Cães e Gatos em Montes Claros: mais de 2 mil vacinas polivalente V8 importada foram aplicadas gratuitamente. Centenas de animais foram vermifugados e aproximadamente 5 mil animais foram castrados através de projetos gratuitos!

Se somarmos aos realizados pela prefeitura, chegamos a 7 mil animais castrados e microchipados. Nunca, em nenhum ano da nossa cidade, castramos tantos animais.

Tudo isso graças ao meu querido amigo e parceiro da causa animal, a quem sou muito grata, o Deputado Estadual Noraldino Jr.

E para esse ano, graça à Deus, teremos boas novas! Através de emendas do deputado Fred Costa, realizaremos mais de 3 mil castrações e outros atendimentos gratuitos.

Agora, espero do município, ao menos que as minhas emendas ao PPA e a LOA não sejam ignoradas, pois precisamos avançar em projetos e políticas públicas para os animais.

Precisamos atingir a meta de 10 mil castrações por ano para que haja de fato um controle populacional efetivo.

Precisamos de uma casa de passagem e uma unidade básica de saúde animal para acolher e tratar aqueles em situação de rua e maus-tratos, ou pelo menos, precisamos que parcerias e convênios sejam firmados com ONGs e clínicas/hospitais veterinários.

Precisamos acabar com a exploração e tudo que cause sofrimento e dor aos animais. Precisamos de um pouco mais empatia e humanidade para salvar essas vidas não-humanas.

E por isso estou aqui: para continuar lutando pela garantia de direitos e dignidade desses indefesos.

Categories:

Ceci Protetora

Candidata a vereadora pelo partido Progressista.

Vote 11.456

Eleicao 2020 Cecilia Meireles Ferreira Vereador • CNPJ: 39.025.241/0001-20 • Montes Claros/MG