Hoje, 28 de junho, é comemorado em todo o mundo o Dia do Orgulho LGBTQIA+. Data que celebra o amor, o respeito, a diversidade, mas também marca a RESISTÊNCIA, a luta por DIREITOS, por RESPEITO E INCLUSÃO de pessoas com diferentes orientações sexuais e identidades de gênero.

E precisamos resistir! ✊

Nossa comunidade sofre os mais variados tipos de violência, que são praticadas a todo momento e em todos os lugares. Cenário sempre marcado por muita humilhação, negativas de direito, descaso do Estado no fornecimento de serviços, tentativa de homicídio, agressões físicas e verbais, entre outros.

É inegável o rastro de sangue LGBTQIA+ derramado em território nacional, a ponto de nosso país permanecer na liderança mundial de tais crimes, sem que haja por parte do Estado brasileiro uma sinalização quanto a medidas emergenciais e em curto prazo para erradicar tal mortandade.

Por isto a criação e efetivação de Políticas públicas para os LGBTQIA+ são urgentes e necessárias. Infelizmente falar que todos somos iguais perante a lei, sem discriminação de qualquer natureza, é longe da realidade. Somos um país preconceituoso, sexista, homofóbico, racista, misógino.

Mas ainda assim, é comum ouvir que minorias só querem aparecer, ser privilegiadas e ter mais direitos que os outros…

Então é importante salientar que não são se trata de favorecimento, se trata de lutar por igualdade de direitos! A luta pela liberdade das expressões de sexualidade e gênero perpassa a luta concreta por direitos.

Direitos básicos como o direito ao casamento, direito à adoção, direito ao recebimento de pensão por morte de companheiro, direito de doar sangue, entre outros, são conquistas recentes para a comunidade LGBTQIA+!

E se a gente fizer uma análise, todas essas conquistas se deram pelo Poder Judiciário e, tecnicamente, não são leis, são reconhecimentos do Supremo Tribunal Federal que acabam atuando com cobertura legal, diante da inércia do Poder Legislativo.

O Congresso Nacional, assim como esta casa, nunca aprovou uma lei sequer ligada a questões LGBTQIA+. Há várias sugeridas, mas nenhuma delas, até hoje, avançou.

Não podemos avançar na democracia e nas mudanças estruturais sem avançarmos no enfrentamento do patriarcado, do racismo e da LGBTfobia.

Por isto, vamos continuar hasteando nossa bandeira colorida em defesa de nossas vidas, ocupando as ruas e as redes, nos orgulhando de sermos os sujeitos que resistem!

Categories:

Tags:

Ceci Protetora

Candidata a vereadora pelo partido Progressista.

Vote 11.456

Eleicao 2020 Cecilia Meireles Ferreira Vereador • CNPJ: 39.025.241/0001-20 • Montes Claros/MG