Hoje quero falar um pouco sobre a invisibilidade social, especialmente contra a comunidade LGBTQIA+. Invisibilidade que também parece estar acontecendo nessa Câmara Municipal.

No início de junho protocolei um Projeto de Lei para mais ações de apoio e proteção a comunidade LGBTQIA+ na nossa cidade. De lá pra cá, mais de 46 proposições deram entrada nessa casa e foram votadas.

E onde está o PL 48/2021? Esquecido no fundo de uma gaveta… “Invisível” aos olhos de alguns colegas. Para falar a verdade, isso nem me causa surpresa, pois aqui é exatamente uma amostra do que acontece na sociedade e nós, da comunidade LGBTQIA+, estamos acostumados a lidar com isso diariamente.

A invisibilidade consiste em uma forma de segregação social, de morte lenta, sistemática e simbólica do outro.

Somos socialmente invisíveis, seja pela indiferença, seja pelo preconceito.

Sabemos que o preconceito gera violência. Por isso, a proposta de instituir a Campanha “JUNHO ARCO-ÍRIS” e o Dia Municipal do Orgulho LGBTQIA+ no Calendário Oficial, não é apenas para as pessoas da comunidade. É uma data informativa para toda a população montesclarense, cujo objetivo é fomentar a cultura do respeito e da empatia e promover a reflexão e o debate sobre diversidade sexual e de gênero.

A igualdade e a não discriminação são princípios fundamentais dos direitos humanos. Toda pessoa, sem distinção, tem direito a desfrutar de todos os direitos humanos, incluindo o direito de ser tratada de forma igualitária pela lei e o direito à
proteção contra a discriminação por diversos motivos, incluindo a orientação sexual e a identidade de gênero.

As pessoas que são – ou que são vistas como sendo – lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros ou intersexuais sofrem de estigma social, exclusão e preconceito no trabalho, em casa, na escola, em instituições de saúde e em muitos outros aspectos de suas vidas.

Garantir dignidade e cidadania é o básico para a existência humana em um estado democrático de direito. E a administração municipal tem a obrigação legal de garantir direitos, lutar contra a intolerância e promover políticas afirmativas para todos os segmentos da população que sofrem com preconceito e discriminação. Esta obrigação transcende a cultura, a tradição e a religião.

Mais do que ver esse projeto sendo aprovado, em breve espero que essas diferenças sejam superadas. A luta por justiça e respeito tem que ser de todos!

Categories:

Tags:

Ceci Protetora

Candidata a vereadora pelo partido Progressista.

Vote 11.456

Eleicao 2020 Cecilia Meireles Ferreira Vereador • CNPJ: 39.025.241/0001-20 • Montes Claros/MG