Hoje, dia 10 de agosto é o Dia Nacional de Combate à Leishmaniose. A data foi oficializada e inserida no calendário oficial brasileiro através da Lei federal Nº 12.604 e tem o objetivo estimular ações educativas e preventivas para conscientizar a sociedade brasileira sobre leishmanioses e alertar a população para os riscos e cuidados com a doença, além de promover discussões sobre as políticas públicas de vigilância e controle da zoonose.

Transmitida apenas pela picada de um mosquito contaminado, a Leishmaniose não é contagiosa. Contato direto com uma pessoa ou animal contaminado não propaga a doença. Mas, mesmo assim, no Brasil, quando um cachorro adquire a enfermidade, na maioria dos casos, passa por eutanásia.

A prevenção é a melhor forma de combater a Leishmaniose Visceral. Além de evitar o acúmulo de lixo, os donos devem aplicar repelentes eficazes nos animais para afastar os flebotomíneos.

A Leishmaniose é uma doença extremamente perigosa, já que não tem cura e pode matar. Para se ter uma ideia, ela é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) uma das seis doenças parasitárias mais importantes do mundo, principalmente por ser uma zoonose – que atinge tanto humanos como animais.

Ainda segundo a OMS, a Leishmaniose Visceral está presente em 12 países das Américas, sendo que 96% dos casos relatados são do Brasil.

Categories:

Tags:

Ceci Protetora

Candidata a vereadora pelo partido Progressista.

Vote 11.456

Eleicao 2020 Cecilia Meireles Ferreira Vereador • CNPJ: 39.025.241/0001-20 • Montes Claros/MG