O dia 10 de agosto foi o Dia Nacional de Combate à Leishmaniose, data que marca a semana Nacional e também a semana municipal de combate a doença. Foi nessa semana que teve início o Programa Federal para o encoleiramento em massa de cães como uma nova medida de controle e prevenção a doença.

Montes Claros, que é classificado como área de transmissão intensa para Leishmaniose Visceral, segundo critérios do Ministério da Saúde, e foi um dos 133 municípios escolhidos para participar desse programa, que teve início ontem no bairro Carmelo.

Mas infelizmente apenas 23, das centenas de bairros de Montes Claros, serão contemplados com o programa, pois nossa capacidade de operação está limitada pela quantidade de Agentes de Combate à Endemias designados especificamente para o combate à leishmaniose.

Regiões críticas ficarão de fora da campanha. Por esse motivo, entrei com um requerimento solicitando ao Excelentíssimo Sr. Prefeito Humberto Souto, para que se providencie a contratação de no mínimo 20 Agentes de Combate à Endemias, para o controle da Leishmaniose Visceral no município.

Esses agentes serão importantíssimos para ampliar a área de cobertura do programa e contribuir significativamente para a diminuição de casos e de transmissão da doença.

Quero aproveitar a oportunidade para também pedir ao Sr. Prefeito e a Secretaria de Saúde, agilidade na criação do Comitê de Políticas Públicas de Combate das Leishmanioses, solicitado por mim em abril deste ano. Precisamos investir mais na prevenção, no manejo ambiental e na educação em saúde em todos os lugares do município!

Como protetora, recebo com alegria a notícia que os cães positivos também receberão as coleiras repelentes. Atualmente, a possibilidade de tratamento desses cães, mesmo que por toda a vida, agregam à saúde pública outras possibilidades de desfechos. Quem sabe o município não dá mais um passo a frente e comece também a castrá-los?

Também nessa semana terá início uma programação especial em homenagem às Festas de Agosto aqui nessa casa e a excelente proposta do nobre colega, Claudim, de registrá-la como Patrimônio Imaterial de Montes Claros.

Espero que o sr. João Carlos Rodrigues, Secretário municipal de Cultura, analise a indicação para essa, que é uma das mais importantes manifestações culturais da nossa região, assim como espero respondas ao ofício que o encaminhamos.

Como já disse aqui, por diversas vezes, a preservação do nosso Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do Município é muito importante, mas não podemos deixar de lado as pessoas, são elas que de fato fazem a cultura acontecer!

Principalmente os artistas populares, que sobrevivem da cultura e dos eventos que ela está inserida. Muitas vezes eles não são contemplados, mas geralmente são os que mais necessitam de amparo.

Então, Senhor secretário, é preciso promover novos espaços e projetos culturais. Precisamos da publicação anual dos Editais de Fomento, não apenas a da Lei Aldir Blanc e de seus recursos remanescentes; precisamos de editais com os recursos próprios da pasta, que são – ou pelo menos deveriam ser – arrecadados obrigatoriamente pelo município!

Categories:

Tags:

Ceci Protetora

Candidata a vereadora pelo partido Progressista.

Vote 11.456

Eleicao 2020 Cecilia Meireles Ferreira Vereador • CNPJ: 39.025.241/0001-20 • Montes Claros/MG