Hoje quero falar de um assunto, particularmente, preocupante para mim: a violência contra animais.

Tenho recebido um número crescente de ocorrências de maus tratos em Montes Claros. Alguns casos são tão terríveis que, por vezes, me fazem pensar que a crueldade humana parece não ter limite!

Esse aumento no número de denúncias, que facilmente são encontradas nas redes sociais, pode sugerir que nossa sociedade está mais sensibilizada e, consequentemente, tolerando cada vez menos esse tipo de infração. Isso também pode ser percebido pelo maior número de ONGs e grupos de Proteção e Bem Estar Animal surgindo na cidade.

Fato é que não podemos mais permitir que esses crimes fiquem impunes.

Não se engane: quem maltrata animal, maltrata pessoas e é uma ameaça para toda a sociedade!

Há décadas pesquisadores apontaram a significativa conexão entre atos cruéis contra animais e a violência contra humanos. Portanto, maltratar animais não é mais visto como um incidente isolado, que pode ser ignorado, e sim como um indicador, o primeiro sinal de outras violências familiares e comunitárias.

Além disso, os animais são amparados por diversas leis. A lei Sansão é uma delas e ampliou a pena para coibir esse tipo de infração penal. Em julho, novas leis em defesa dos animais entraram em vigor no estado.

Mas se já existem tantas leis, porque essas pessoas não estão sendo punidas? Porque nossos animais não estão sendo protegidos? Precisamos de que essas leis sejam cumpridas!

Nas diversas ocorrências que pude acompanhar, vejo que as polícias, não estão preparadas para o atendimento desses casos. São dificuldades diversas, a começar pela falta de compreensão correta para identificação dos crimes.

É de fundamental importância promover um debate para tratar esse assunto e discutir sobre os principais desafios na aplicação da lei de maus tratos contra os animais em Montes Claros. Precisamos buscar respostas e soluções para essas questões.

Nesse sentido, protocolei o pedido para uma audiência pública para tratarmos sobre esse tema e conto com o apoio de todos os nobre colegas para isso.

Precisamos sensibilizar as pessoas e as autoridades da necessidade de denunciar e punir os responsáveis pelos maus tratos. Assim como precisamos criar políticas públicas efetivas e educação ambiental para a guarda responsável, com vistas a diminuir os crescentes índices de crimes contra animais.

Agora, com a Frente Parlamentar constituída, também poderemos avançar sobre esse e muitos outros temas em prol dos animais da nossa região.

Para encerrar, quero convidar a todos para acompanhar o Mutirão de Castração que terá início amanhã e acontecerá até o dia 31 deste mês, aqui em Montes Claros.

A castração é um ato de amor e uma das formas mais eficientes para interromper esse ciclo de dor e abandono que muitos animais sofrem todos os dias!

Categories:

Tags:

Ceci Protetora

Candidata a vereadora pelo partido Progressista.

Vote 11.456

Eleicao 2020 Cecilia Meireles Ferreira Vereador • CNPJ: 39.025.241/0001-20 • Montes Claros/MG