No sábado, dia 7, a Lei Maria da Penha completou 15 anos. Batizada em homenagem a uma das tantas vítimas de agressão, o instrumento é reconhecido como um dos mecanismos mais importantes para coibir a violência doméstica e é considerada pela ONU uma das 3 mais avançadas do mundo. É um marco jurídico e uma conquista para toda a sociedade.

Mas passados 15 anos da lei, a violência doméstica ainda é uma realidade trágica para muitas brasileiras, estatísticas ainda mais evidenciadas pela pandemia da Covid-19.

O Brasil é o 5º país do mundo em que mais se mata mulheres, e os dados trazem um panorama de violência crescente: apenas no último ano, uma a cada quatro brasileiras sofreram algum tipo de violência.

Essa é uma triste realidade, que precisa ser superada, à custa de políticas públicas e do envolvimento de toda a sociedade civil.

Nesse sentido, quero parabenizar a Polícia Militar pelo lançamento, em Montes Claros, da campanha “Agosto Lilás” que visa reforçar as ações de prevenção à violência doméstica. Que essa iniciativa sirva de exemplo para outras instituições públicas e privadas da cidade, a começar por essa casa!

Em abril aprovamos a Comissão Permanente da Mulher, mas até hoje os trabalhos não foram iniciados pois ainda não houve sequer a nomeação de seus membros. Por isso, venho pedir especial atenção do nosso nobre Presidente, Claudim, para que essa importante comissão seja constituída o quanto antes.

Precisamos trabalhar muito para o enfrentamento e combate à violência contra a mulher.

Eu preciso lembrar também que seja constituída a Frente Parlamentar em Defesa dos Animais.

Quando anunciei, na semana passada, o Mutirão de Castração de Cães e Gatos que irei realizar no final de agosto, em menos de 24 horas o número de inscritos já havia ultrapassado o dobro das vagas ofertadas. Infelizmente muitas pessoas não poderão ser atendidas.

Toda essa demanda só reforça a necessidade e a urgência de se criar políticas públicas voltadas para os animais e mostra o quanto precisamos oferecer esse serviço para a população.

Esse mutirão vem para reforçar as castrações que estão sendo realizadas pelo município e que, infelizmente, ainda estão muito longe da quantidade recomendada para efetividade do controle populacional. Em março fiz um requerimento solicitando o aumento do número dessas castrações.

Enquanto isso não acontece, sigo fazendo a minha parte, buscando recursos para contribuir com a saúde animal e, por consequência, a saúde das pessoas. Mas é preciso fazer mais!

É preciso que o Conselho e o Fundo Municipal de Proteção, Defesa e Bem-Estar Animal, votados e aprovados no final de 2020, passem a funcionar plenamente. É preciso criar uma secretaria ou coordenadoria de Bem-Estar Animal em Montes Claros. Nosso município é rota internacional de tráfico de animais e não podemos ver isso acontecendo de forma passiva.

É preciso avançar!

Categories:

Tags:

Ceci Protetora

Candidata a vereadora pelo partido Progressista.

Vote 11.456

Eleicao 2020 Cecilia Meireles Ferreira Vereador • CNPJ: 39.025.241/0001-20 • Montes Claros/MG