Nesta próxima quinta-feira, dia 08 de julho, esta casa irá realizar uma nova audiência pública, desta vez para debater sobre a temática cultural da nossa cidade. Como presidente da Comissão de Cultura, quero convidá-los a participar desta audiência, que é mais um clamor da população, em especial dos trabalhadores da cultura e da classe artística montesclarense, que como todos sabem, foram duramente prejudicados nesse período de pandemia.

E por falar em audiência pública, quero agradecer novamente a todos que participaram da audiência desta última quinta-feira, onde foi discutido sobre a necessidade da substituição gradual da tração animal em Montes Claros.

Infelizmente o tempo foi insuficiente para tanta informação importante e para tantos questionamentos sem respostas. Então aproveito esse espaço para responder publicamente alguns desses questionamentos e fazer outras observações.

A primeira é “falar que a carroça ajudou a construir Montes Claros”, é o mesmo que pensar no Brasil construído pelos negros – ESCRAVOS e ESCRAVIZADOS. Precisamos novamente tirar essas amarras e acabar também com a escravidão animal!

A escravidão foi um DOS PIORES MOMENTOS DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE. O Brasil foi o ÚLTIMO país do continente americano a abolir a escravidão e suas consequências ainda são perceptíveis. A pobreza, violência e a discriminação que afetam os negros no Brasil são um reflexo direto de um país que normalizou o preconceito contra esse grupo e o deixou à margem da sociedade.

O Sr. José Aparecido disse que 70% dos carroceiros são analfabetos. Esse é um outro grave problema social! Mas será que alguém vai defender que eles continuem analfabetos?

Quem realmente se preocupa com os carroceiros deve lutar para que essas pessoas sejam alfabetizadas e profissionalizadas, e não o contrário!

O governo federal possui programas para a alfabetização de adultos e idosos, como o Programa Nacional de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o Programa Brasil Alfabetizado (PBA). Sendo que esse último, possui verba de custeio destinada à aquisição de material, alimentação e transporte escolar e até o pagamento de bolsas aos alfabetizandos durante o curso.

Sem contar os inúmeros cursos profissionalizantes gratuitos que existem em Montes Claros.

Como defender um carroceiro de 80 anos trabalhando, ao invés de se aposentar?

“Os vereadores foram eleitos para representar a população”. Representar os interesses da população é se preocupar em garantir a alfabetização e profissionalização dessas pessoas e sua emancipação, não mantê-los nesse ciclo de sofrimento e exploração.

Foi dito também que o carro de boi, que existia antes das carroças, acabou culturalmente. E com as carroças não será diferente. É importante entender que essa evolução vai ser inevitável!

Exatamente por esse motivo que devemos nos preocupar com o futuro dessas pessoas, assim como desses animais.

Caros colegas vereadores, estamos aqui para apresentar soluções para os problemas que são postos pela sociedade. Para melhorar a qualidade de vida das pessoas e para ajudar a assegurar seus direitos e garantias constitucionais.

Manter uma ocupação que não traz dignidade, nem para as pessoas, nem para os animais em nome de um “tradição” é cruel e desumano, como várias outras que deixaram de existir ao longo dos anos…

Mas os carroceiros podem ficar tranquilos, pois antes de adotar qualquer medida, vamos ouví-los e qualificá-los.

Para finalizar, quero dizer que toda mudança gera resistência e medo. Mas é preciso avançar!

Categories:

Tags:

Ceci Protetora

Candidata a vereadora pelo partido Progressista.

Vote 11.456

Eleicao 2020 Cecilia Meireles Ferreira Vereador • CNPJ: 39.025.241/0001-20 • Montes Claros/MG