As vereadoras Ceci Protetora (Progressista), Graça da Casa do motor (PSL), Iara Pimentel (PT) e Maria Helena Lopes (MDB), apresentaram nesta terça-feira (08) um projeto de lei, em conjunto, que cria uma “Frente Parlamentar LGBTQIA+, por direitos e cidadania”.

Segundo o texto, a instalação da frente fundamenta-se nas orientações e diretrizes contidas no Plano Nacional de Promoção da Cidadania LGBTQIA+, e tem como objetivo a defesa dos direitos humanos e da cidadania da comunidade, assim como propor, apoiar e incentivar a implementação de políticas públicas que promovam sua igualdade, dignidade e inclusão social.

Durante o discurso, a vereadora Ceci Protetora lembrou que as formas de preconceito ainda são evidentes na sociedade e citou um exemplo de que ao anunciar o casamento dela, com uma mulher, na semana passada, durante o pronunciamento na Câmara, foi duramente criticada nas redes sociais. Sobre isso, ela disse:

“A comunidade LGBTQIA+ sabe bem o que é ser perseguida e julgada o tempo todo. Essas atitudes só vem reforçar a importância da criação não só dessa frente, mas de mais políticas públicas de apoio e proteção à comunidade. Todo casal gay tem medo de andar de mãos dadas, de demonstrar afeto nas ruas. É triste quando acabamos reprimindo nosso amor porque temos esse trauma do preconceito tão enraizado em nossas mentes e em nossa sociedade. Porque o amor incomoda tanto? O Brasil é um dos países em que mais se mata pessoas LGBTQIA+ no mundo. Precisamos falar sobre diversidade, sim”, afirmou.

A previsão é que a Frente Parlamentar seja composta por três membros efetivos e três suplentes, nomeados pelo presidente da Câmara, conforme regimento interno. A vereadora Maria Helena ressaltou sobre a necessidade do poder legislativo dar apoio efetivo aos grupos menos favorecidos dentro da sociedade. E também se solidarizou com a vereadora Ceci.

“Abracei essa causa porque não é fácil ser mulher na política, ainda temos diversos desafios. Tanto assim que ainda somos poucas. Menos ainda, ser mulher homossexual. Parabenizo Ceci pela coragem de assumir ser você, quem você é, sem máscaras, sem mentiras, com a sua verdade. É disso que precisamos na política: de pessoas verdadeiras. Junto a ela entramos com a Frente Parlamentar em apoio às políticas públicas voltada para o público LGBTQIA+, para que possamos construir também projetos que garantam os direitos a eles, em apoio a Ceci. Já temos desafios da Comissão da mulher e vamos enfrentar esse novo desafio junto com a vereadora”.

A vice-presidente da Câmara, vereadora Graça da Casa do motor, também comentou sobre a criação da frente no âmbito municipal e ressaltou sobre os benefícios que a comunidade poderá conquistar por meio dessa união entre os parlamentares.

“O objetivo dessa união entre nós vereadoras é buscar a eliminação da discriminação, o respeito às diferenças, a igualdade de direitos e a promoção de cidadanias. Precisamos, sim, de desenvolvimento de programas na esfera municipal, políticas públicas na questão LGBTQI+, visando a defesa dos direitos como cidadãos”, destacou.

Para finalizar, a vereadora Iara Pimentel também se disse satisfeita em fazer parte do projeto.

“É um grande prazer anunciar essa frente parlamentar em favor das pessoas LGBTQI+, pensando nessa proposta de cidadania, inclusão e direitos. O direito a vida, o direito de ser quem a gente quer ser, a orientação sexual não pode nos dividir, nos tornar insensíveis, frente à violência e o descrédito. A criação dessa frente não é apenas o reconhecimento desses direitos, mas também devido a violência que esses cidadãos sofrem diariamente, muitas vezes no seu ambiente de trabalho, na rua. Nós quatro vereadoras caminhando juntas, orgulhosas em estarmos participando desse projeto”, finalizou.

Fonte: Revista Tempo

Categories:

Tags:

Ceci Protetora

Candidata a vereadora pelo partido Progressista.

Vote 11.456

Eleicao 2020 Cecilia Meireles Ferreira Vereador • CNPJ: 39.025.241/0001-20 • Montes Claros/MG