Muito se discute sobre a utilização de animais por catadores de lixo para ajudar no trabalho pesado de coleta nas ruas. Muitos carroceiros atuam de forma responsável e consciente, porém há um número grande de relatos de total descaso com o animal. O cavalo é obrigado a cumprir horas exaustivas de trabalho, puxando cargas muitas vezes acima do peso que suporta, além dos maus tratos, falta de alimentação adequada e assistência veterinária frequente e risco de acidentes de trânsito, que muitas vezes resulta na morte do dono e do animal.

Diante dessas situações, a vereadora Cecília Meireles, a Ceci Protetora, juntamente com o apoio da comunidade e de alguns comerciantes do Planalto e Village do Lago, promoveu a entrega de uma bicicleta coletora a um carroceiro que usava animais de carga.

A bicicleta coletora é um triciclo adaptado com carreta/reboque para transporte de até 200kg de carga, que a vereadora quer transformar em um projeto piloto para iniciar o processo de substituição da tração animal na cidade e trabalhar com conscientização ambiental e da gestão responsável dos resíduos sólidos. O projeto, pioneiro no Norte de Minas, foi batizado de Ciclo Certo.

Para a vereadora, a substituição das carroças por outros veículos além de libertar os animais da exploração e maus tratos, oferece aos carroceiros maior qualidade de vida. Com um veículo apropriado para a coleta de material, o trabalho se torna mais econômico, permite coletar uma quantidade maior em menor tempo, o veículo circula numa condição melhor, acompanhando o fluxo normal do tráfego, não colocando em risco a vida dos carroceiros, animal e das demais pessoas.

“A bicicleta coletora, além de trazer benefícios ambientais, mostra a importância do respeito aos animais que muitas vezes podem carregar cargas sem nenhuma proteção e cuidado, e muito além do que é saudável”, explica.

A vereadora, que no início do mês anunciou uma verba de cem mil reais para reforma do curral municipal, tem se empenhado em melhorar a qualidade de vida desses animais. Ela lamenta a ausência de um levantamento oficial do número de carroceiros e cavalos, bem como das condições de vida de ambos e vai além ao dizer que “o Poder Público não protege animais escravizados para tração e não oferece dignidade aos condutores de carroças”.

Acabar com a tração animal é uma realidade cada vez mais próxima, em janeiro desse ano, foi sancionada em Belo Horizonte uma lei que prevê a substituição gradual de carroças puxadas por animais. Além da capital mineira, outras cidades como Brasília, Foz do Iguaçu, São Paulo, Recife e Porto Alegre, também está proibida a circulação deste tipo de veículo.

O projeto também pretende englobar os catadores de recicláveis. Segundo dados divulgados pelo município, aproximadamente 30% do montante de resíduos sólidos recolhidos mensalmente em Montes Claros podem ser reciclados, ou seja, cerca de 1.940 toneladas/mês.

“Nós também podemos começar esse processo de substituição gradativa de forma bem estruturada”, finaliza.

Categories:

Tags:

Ceci Protetora

Candidata a vereadora pelo partido Progressista.

Vote 11.456

Eleicao 2020 Cecilia Meireles Ferreira Vereador • CNPJ: 39.025.241/0001-20 • Montes Claros/MG