Referência na saúde e proteção animal, a cidade de São Vicente, litoral de São Paulo, realiza castração gratuita dos animais, possui uma Unidade Básica de Saúde Animal que faz atendimento veterinário gratuito e um SAMU Animal, funcionando 24 horas.

Com objetivo de conhecer os exemplos de políticas públicas que a cidade executa em prol dos animais, a vereadora e protetora dos animais, Ceci Protetora e a ex-deputada federal Raquel Muniz, visitaram São Vicente, nesta sexta-feira (19).

Ceci Protetora e Raquel Muniz conheceram a Unidade Básica de Saúde Animal (UBASA) da cidade e conversaram com o vereador e protetor dos animais, o médico veterinário Gustavo Palmieri. Foi o vereador que implantou a UBASA em São Vicente, enquanto era secretário do meio ambiente e defesa animal, usando os recursos do FUMPA (Fundo de Proteção aos Animais), criado por ele.

Atualmente a UBASA faz mais de mil atendimentos por mês. Eles realizam, gratuitamente, consultas ambulatoriais, cirurgias de pequena e média complexidade e também castrações. A Unidade de Saúde Animal está localizada na parte continental de São Vicente, região com mais de 150 mil habitantes. “São pessoas que não tem condições financeiras e necessitavam ter políticas públicas voltadas para o bem-estar animal”, disse o vereador

Na visita ao Centro de Controle de Zoonoses de São Vicente conheceram as instalações do local. A vereadora e protetora dos animais destacou que a cidade apresenta “números fantásticos”. “Aqui eles castram 600 animais por mês e atendem uma média de 30 animais que passam por consulta, por cirurgia e tem a vida salva. São 600 animais castrados no Centro de Controle de Zoonoses e 200 no castramóvel. São 800 animais castrados por mês na cidade”, destaca a vereadora.

“Eu percebo que os animais daqui não são esquecidos, eles não estão desamparados, então é uma cidade que eu vejo como referência na causa animal, é uma cidade pequena, com menos habitantes que Montes Claros, com menos dinheiro e por que eles estão fazendo?”, questionou a vereadora. Ceci Protetora afirmou que após a visita a São Vicente, tem novas metas para o cuidado animal em Montes Claros. “Vamos também ser referência, e o que me trouxe aqui foi isso, que tudo pode mudar, basta ter vontade, compaixão e vontade de mudar a vida dos animais abandonados que precisam da gente”, disse.

Na oportunidade, também se encontraram com o Dep. Federal Ricardo Izar, outra referência da causa animal, que apresentou o trabalho desenvolvido em prol dos animais.

Categories:

Tags:

Ceci Protetora

Candidata a vereadora pelo partido Progressista.

Vote 11.456

Eleicao 2020 Cecilia Meireles Ferreira Vereador • CNPJ: 39.025.241/0001-20 • Montes Claros/MG