Capturar felinos nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente quando se trata de gatos ferais ou ariscos! E como saber se esse animal já não foi castrado?

Não existe uma forma muito precisa de determinar quantos animais de rua existem. Para os gatos, esse número é ainda mais difícil de prever, já que o tempo de reprodução é menor.

Conforme os gatos de rua vão acasalando, novas gerações nascem sem contato algum com as pessoas. Chamados de “gatos ferais”, esses pets são ariscos e podem morder ou arranhar caso sejam incomodados.

A técnica de captura, esterilização e devolução (CED) é um método eficaz de controle e de redução da população felina. O processo envolve a captura dos gatos, a sua esterilização, um pequeno corte na orelha esquerda para fins de identificação, desparasitação e, por fim, a devolução do animal de volta ao seu território de origem.

A técnica já é utilizada em vários países desenvolvidos, como os Estados Unidos, Inglaterra, Canadá e também em algumas cidades brasileiras.

Em Montes Claros existem poucos grupos e/ou pessoas que se ocupam com o manejo populacional de felinos. Além disso, a grande parte das políticas públicas que temos atualmente para zoonoses está voltada para a espécie canina.

No seu bairro existem muitos cães e gatos abandonados? Que tal conversar com a vizinhança e, juntos, colocarem o CED em ação para diminuir o sofrimento desses animais? Faça uma boa ação!

Categories:

Tags:

Ceci Protetora

Candidata a vereadora pelo partido Progressista.

Vote 11.456

Eleicao 2020 Cecilia Meireles Ferreira Vereador • CNPJ: 39.025.241/0001-20 • Montes Claros/MG